segunda-feira, 22 de março de 2010

Visita de Estudo: Sereia Seixa - Ponta João d'Arens


No dia 20 de Março, um grupo de professores participou do Agrupamento de Escolas Jacinto Correia participou numa visita de estudo no âmbito do PREAA. Pelas 9.30 (mais coisa, menos coisa), partiu-se da praia do Vau em direcção à ponta João d'Arens.

Esta visita pretende ilustrar a luta entre o mar e a terra de que fala o conto da Sereia Seixa. Pelo caminho, observámos muitas das belíssimas criaturas que nasceram dessa relação de amor-ódio.

Eis algumas das maravilhas observadas:
 
 

Aroeira 








Vista das arribas a partir da Praia do Vau









 
Erva-abelha, uma das espécies de orquídeas do Algarve. São preciosidades vegetais muito difíceis de cultivar e que não vale a pena colher, porque murcham muito depressa.
Uma outra espécie de orquídea






Uma terceira espécie de orquídea, a erva-vespa (há uma quarta espécie, a erva-mosca)
Salsaparrilha (a trapadeira com frutos e folhas em forma de coração): trata-se de uma planta típica do clima mediterrâneo.












Roselha Grande: uma planta da família das estevas, mas adaptada a solos alcalinos.








Sargaço










Um arco formado pela erosão: o mar abriu uma cavidade cujo tecto abateu - ou atingiu um algar. As arribas são muito dinâmicas, mudando de forma constantemente.





Valeiros formados pelo corrimento de águas da chuva. Em alguns pontos, estes valeiros (formados durante este Inverno) atingem ca. 2m de profundidade. Formam-se nas linhas de água, ou seja, nos percursos da escorrência das águas pluviais.

A ponta João d'Arens vista a partir das arribas da Praia do Alemão.








Vista parcial da ponta João d'Arens. Encontra-se num ponto onde há poucos séculos se encontrava a linha de costa.








Sem comentários:

Enviar um comentário